Durante reunião do Conselho de Administração do Consorcio Brasil Central realizada nesta quinta-feira (13.5), Mato Grosso do Sul junto com os seis Estados participantes aprovaram a assinatura do contrato com o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) para a importação de 28 milhões de doses da vacina Sputnik v para o combate à Covid-19.
Para o governador Reinaldo Azambuja, é essencial ampliar a vacinação para vencer a pandemia. “Essa compra é muito importante porque avança, assim que chegar essas doses, a quantidade de pessoas imunizadas em Mato Grosso do Sul e em todos os estados que fazem parte do Brasil Central”, explicou o governador Reinaldo Azambuja
Mato Grosso do Sul vai adquirir 2 milhões de doses da vacina com a capacidade de imunizar 1 milhão de pessoas.
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que o obetivo é garantir a imunização da população de Mato Grosso do Sul. “Nossa intenção é dar solução definitiva no combate ao coronavírus em MS e garantir os direitos da nossa população e da retomada da economia”, completou.
Com a autorização do consorcio, a assinatura do contrato com o Fundo Soberano Russo para a compra das vacinas tem previsão de ser assinado na próxima semana.
O repasse de recursos só será efetuado após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso no País ou se o Supremo Tribunal Federal (STF) divulgar decisão autorizando a aquisição pelos Estados.
A eficácia da Sputnik V, que exige a aplicação de duas doses, é de 91,6%, segundo dados publicados na revista científica “The Lancet”.
Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) é formado pelo Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Rondônia. O governador Reinaldo Azambuja já presidiu o consórcio. Hoje, a presidência é do governador do DF, Ibaneis Rocha.
Airton Raes, SES
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul