A atuação do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semagro (Secretaria de meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) foi decisiva para reativação do frigorífico RRX, desativado há quase três anos, em Maracaju. A afirmação é do empresário Rodrigo Gonçalves Rodrigues, arrendatário da planta.
Em visita ao município no início do ano, o secretário Jaime Verruck juntamente com o Superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta e o diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS), Daniel Ingold, estiveram nas instalações da indústria – que tem capacidade para abater 200 cabeças por dia – para avaliar a estrutura da unidade e alinhar as ações possíveis, dentro da atuação estadual, para sua reativação.
Nesse sentido, o frigorífico, que já estava habilitado para abater e comercializar no município recebeu nesta quarta-feira (12) o SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) para poder vender para todo o país. Assinaram o documento na Semagro, o Secretário Jaime e o Diretor Presidente da Iagro,Daniel.
Contente com o resultado dos esforços conjuntos, o Secretário destacou o empenho dos empresários em adequar a estrutura aos padrões vigentes, em contratar mão de obra local e investir em qualidade.
Segundo o empresário Rodrigo, as expectativas são de que nos próximos dias o frigorifico esteja operando com sua capacidade total, abatendo até 200 cabeças de gado por dia, gerando até 150 empregos diretos e outros 100 indiretamente.
Rodrigo comentou que o trabalho do Governo do Estado, orientando e auxiliando na solução das demandas, seja nas licenças e ainda na adequação para recebimento do SISBI, foram fundamentais para que as portas do frigorifico fossem reabertas.
Na oportunidade também foi assinado o SISBI para o frigorífico RRX Comércio de Carnes, do município de Corumbá.
Kelly Ventorim, Semagro
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul