Área plantada no estado saiu de 348,4 mil para 396,5 mil hectares. 8º levantamento de safra da Conab também indica crescimento de área cultivado para o milho, de 7,5% Área plantada no estado saiu de 348,4 mil para 396,5 mil hectares.
Divulgação/Agropecuária
A área de plantio da soja subiu 13,8% em Rondônia, de acordo com o 8º levantamento da safra 2020/2021 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quarta-feira (12).
Segundo a Conab, a área plantada no estado saiu de 348,4 mil para 396,5 mil hectares. “Essa variação foi justificada pelo aumento dos cultivos da segunda safra de soja”, reitera a companhia.
Os números correspondem ao aumento da safra 2020/2021 em comparação com a 2019/2020
A Conab também aponta no boletim que o clima atípico desde o início do ano agrícola foi responsável por diminuir a janela para a segunda safra do milho.
“Como o preço da saca de soja estava, na ocasião, superior ao do milho, o ciclo da soja sendo mais curto ao utilizar cultivares/variedades precoces, o produtor optou por aumentar a área cultivada de soja segunda safra”, diz o 8° levantamento.
De acordo com apontamento da Conab, a semeadura da segunda safra da soja foi iniciada no mês de janeiro, quando os primeiros talhões da soja de primeira safra foram colhidos, estendendo-se até a primeira quinzena de março. A concentração da semeadura ocorreu no mês de fevereiro.
O boletim nacional indica que a primeira safra da soja em Rondônia foi totalmente colhida e 50% da segunda safra já está na fase de floração, tendo metade dela já com preenchimento dos grãos.
MILHO
O 8º levantamento de safra da Conab também indica crescimento de área cultivado para o milho, de 7,5%. A área plantada subiu de 186 mil hectares para 200 mil.
Atualmente, a lavoura está 100% plantada. “O nível tecnológico é alto, porque a maioria dos produtores plantam a soja e em seguida o milho”, afirma o boletim.
O clima foi favorável para o milho neste ano, pois as chuvas no fim de janeiro e em fevereiro cobriram toda a região produtiva.
Veja mais notícias do campo em Rondônia
G1 > AGRO
Comentários do Facebook