O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, anunciou nesta quarta-feira (7) que os estados integrantes do Consórcio de Desenvolvimento do Brasil Central articulam a compra conjunta de vacinas contra a covid-19 para agilizar o processo de imunização dos brasileiros e contribuir com a retomada da economia.
Fazem parte do grupo os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, além do Distrito Federal.
“Estamos conversando com Consórcio Brasil Central e vendo a possibilidade dessa compra conjunta de vacinas pelos estados, a exemplo do que foi feito pelo Fórum dos Governadores do Nordeste. Vamos buscar todas as ações possíveis”, revelou Reinaldo Azambuja. Segundo ele, já estão agendadas para a próxima semana visitas às fabricantes dos imunizantes.
Ainda de acordo com o governador, a dinâmica de trabalho agora é a busca por novas doses. “Está prevista pelo Ministério da Saúde a distribuição de 26 milhões de doses para todo o Brasil em abril. Esperamos avançar ainda mais, ampliando a vacinação e criando uma base protetiva na população para diminuir a incidência de internações e de mortes”, completou Reinaldo Azambuja.
Mato Grosso do Sul deve receber nesta quinta-feira (8) o décimo segundo lote de vacinas contra a covid-19. Ainda não foi divulgada a quantidade exata de imunizantes que será enviada ao Estado nesta remessa. Entretanto, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul já recebeu mais de 576 mil doses de vacina contra a covid-19.
Segundo dados do Consórcio de Veículos de Imprensa, formado pelos jornais Folha de S. Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, O Globo, G1 e Extra, Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro com melhor desempenho na imunização com 13,22% da população vacinada com a primeira dose – o equivalente a 371.351 pessoas. O segundo lugar no ranking é ocupado pela Bahia, que já vacinou 11,83% da população.
Drive-thru Albano Franco
Nesta quarta-feira, a Prefeitura Municipal de Campo Grande inaugurou mais um drive-thru de vacinação contra a covid-19 na cidade. Com capacidade para aplicar duas mil doses por dia, o ponto de imunização fica no Centro de Convenções Albano Franco, na avenida Mato Grosso. Acompanhado do prefeito Marquinhos Trad, o governador Reinaldo Azambuja acompanhou a ativação da unidade.
Com 78 anos de idade, dona Tersila Tereza Balbinot foi uma das idosas imunizadas no local com a segunda dose. Ela se disse aliviada e com esperança de que a vacina chegue o quanto antes para todas as pessoas. “Espero que melhore”, pontuou. Tersila foi ao drive-thru acompanhada da sobrinha Ravena, de 52 anos. “Eu acredito muito na vacina e penso que agora, com mais distribuição, as coisas vão melhorar”, afirmou ela.
Bruno Chaves, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul