28.8 C
Campo Grande
HomeAgronegócioFome no mundo pode aumentar com forte alta dos preços dos alimentos,...

Fome no mundo pode aumentar com forte alta dos preços dos alimentos, diz FMI

Sem medidas de intervenção e com queda da renda, fome pode atingir 62 milhões de pessoas, um total de quatro milhões a mais do que já existe hoje. O aumento dos preços dos alimentos e das matérias-primas, combinado com a perda de renda pela pandemia de Covid-19, levará mais pessoas a morrerem de fome no mundo.
É o que advertiu o Fundo Monetário Internacional (FMI) no relatório “Perspectivas da economia mundial” (WEO, na sigla em inglês), nesta terça-feira (6).
“Sem medidas de intervenção, a queda da renda em 2020 e o aumento dos preços dos alimentos levarão 62 milhões de pessoas a passar fome no mundo, ou seja, quatro milhões a mais”, afirma.
Saiba por que a CARNE está cara
Entenda a alta do preço do ARROZ
Preço do ÓLEO DE SOJA dobrou
Os preços dos alimentos dispararam 20% entre agosto e fevereiro, puxado por aumentos de 45% no custo dos óleos vegetais, e de 41%, nos cereais, segundo índice elaborado pelo FMI.
Preço do óleo de soja dobra em 1 ano: entenda em 3 pontos
Já os preços da soja e do milho subiram 50% no mesmo período, impulsionados pela forte demanda chinesa. Pequim busca recompor seu estoque de suínos, após a propagação da peste suína africana. O trigo subiu 38%.
“A pandemia da Covid-19 corre o risco de apagar décadas de progresso contra a desnutrição em todo mundo”, alerta o informe.
Um aumento de 2 pontos percentuais nos preços dos alimentos tende a aumentar a desnutrição em 0,24% no mundo, lembra a organização internacional.
Veja vídeos sobre a alta dos alimentos
Carne está mais cara: entenda por que em 5 pontos
Entenda as oscilações no preço do arroz

Fonte:

G1 > AGRO

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img