Depois de conquistar a primeira posição na adoção do sistema ILPF – Integração Lavoura Pecuária Floresta, Mato Grosso do Sul é também o Estado brasileiro com a terceira maior área agrícola do país que utilizam tecnologias sustentáveis e são financiadas pelo Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono), do governo federal.
Hoje são 80,7 mil ha em Mato Grosso do Sul, enquanto Minas Gerais tem 86,3 mil ha e Mato Grosso 136,7 mil ha. Para o secretário da Semagro, Jaime Verruck, esse posicionamento é parte da visão estratégica importante, do Governo do Estado, para o desenvolvimento sustentável e a expansão do agronegócio sul-mato-grossense.
O Programa ABC é a linha de crédito do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) destinada ao financiamento de tecnologias e sistemas de produção nas propriedades rurais, para promover uma agropecuária mais adaptada à mudança climática e também amenizar a emissão de gases de efeito estufa.
Lembrando que os produtores também podem buscar financiamento da linha de crédito ABC Ambiental para adequar as propriedades ao Código Florestal, por meio da recuperação de reserva legal, áreas de preservação permanente, recuperação de áreas degradadas e implantação e melhoramento de planos de manejo florestal sustentável.
Katiuscia Fernandes – Subcom
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul