28.8 C
Campo Grande
HomeNotíciasReeducandos do Instituto Penal participam de campeonato de futebol e levam esperança...

Reeducandos do Instituto Penal participam de campeonato de futebol e levam esperança a famílias carentes

Uma ação de solidariedade mobilizou servidores e reeducandos do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG). A organização de um torneio beneficente de futebol uniu o esporte em prol da reinserção social e da conscientização solidária. Ao todo, 20 equipes disputaram o campeonato e foram arrecadados 710 litros de leite, beneficiando duas instituições sociais.

O sucesso da iniciativa contou, também, com a participação de servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), e de outros internos que não jogaram, mas que doaram caixas de leite, contribuindo no grande número de produtos arrecadados.

Responsável pela organização das equipes, o interno Orivaldo Miguel Rodrigues, de 35 anos, encontrou no evento a oportunidade de distrair a mente e ajudar o próximo, ao mesmo tempo. “Todo mundo abraçou a ideia, me sinto realizado em saber que estamos ajudando quem precisa neste momento tão difícil que o mundo está vivendo”, revela o interno que cumpre pena há 10 anos.

A iniciativa tem como objetivo promover a harmonia no ambiente prisional através de uma prática saudável de lazer, além de contribuir com a sociedade atendendo a uma necessidade social e incentivando a mudança de comportamento dos custodiados.

De acordo com o diretor do presídio, Francisco Sanábria, a ação representou um ato nobre e envolveu a todos. “Todo ser humano tem seu lado bom e solidário, que tem sempre algo a oferecer ao próximo, e esse momento representa exatamente isso: união de esforços mesmo, além de contribuir com a tranquilidade dentro do presídio”, afirma o diretor, destacando que está previsto a realização de outro torneio filantrópico até o final do ano.

As instituições beneficiadas foram a Escolinha da Tia More, no bairro Canguru e Filhos da Misericórdia, da comunidade Cidade de Deus. Apesar de não terem atendimento presencial, os projetos sociais não param e atendem famílias carentes da região.

“Essa parceria com a agência penitenciária é maravilhosa, e nos mostra que o amor entre irmãos e a misericórdia de Deus ultrapassa qualquer muro”, desabafa a vice-presidente da Escolinha da Misericórdia, Delair Urias Coelho.

A instituição existe há oito anos e atende, atualmente, 30 famílias carentes da região. “Somos uma instituição social que depende de doações como essa, muitas crianças atendidas tomam o leite apenas oferecido por nós, então essa doação é realmente fundamental”, complementa Delair.

Atendendo diretamente 55 crianças e suas famílias, a coordenadora do projeto “Escolinha da Tia More”, Edileuza Luiz, comemora a doação. “Estamos há duas semanas com as portas fechadas, por falta de alimentação mesmo, e esses leites vem trazer esperança para essas pessoas e para nós é uma gratificação muito grande poder contar com o sistema penitenciário”, agradece.

Em outras ocasiões, a Agepen já contribuiu com outras doações como bolas esportivas confeccionadas por internos, assim como, alimentos, pães, calcinhas, panetones, máscaras faciais, leites, entre outros.

Reeducandos do Instituto Penal participam de campeonato de futebol e levam esperança a famílias carentes
Aud parabenizou a iniciativa que une esporte e solidariedade.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, parabenizou a iniciativa que contribui na transformação de caráter e mudanças de hábitos dos apenados. “Isso demonstra que mesmo nos momentos mais difíceis que enfrentamos na vida, podemos sim estar ajudando alguém. Pode parecer pouco, mas pode mudar a história de pessoas, e somando o pouco se transforma em muito para o outro”, finaliza o dirigente.

Os jogos foram realizados em fevereiro na quadra do presídio e a doação foi entregue na última semana. A equipe campeã ganhou um troféu simbólico, que fica guardado na administração da unidade penal.

Também estiveram presentes durante a entrega o missionário redentorista, padre Agenor Martins da Silva, que levou uma mensagem de fé e gratidão aos internos; além do chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais em substituição legal, Alírio Francisco do Carmo; o diretor-adjunto do IPCG, Wanderlei Cardoso, e servidores penitenciários.

Quem tiver interesse em ajudar as instituições, entrem em contato pelos telefones (67) 99625-1597 (Filhos da Misericórdia) e (67) 99322-0600 (Escolinha da Tia More).

Texto e Fotos: Tatyane Santinoni, Agepen.

Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img