Com mais tempo em casa por causa da pandemia de coronavírus, busca por floricultura como hobby aumentou. Setor de cultivo de plantas tem crescimento em 2020
A venda de plantas ornamentais e flores subiu 10% em 2020 em meio à pandemia de coronavírus, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Floricultura. Com mais tempo em caso, o hobby acabou como um dos mais procurado no ano passado.
Para 2021, com as pessoas ainda em casa, a expectativa também é de crescimento. O militar aposentado Roberto Mafra encontrou nas plantas um remédio para depressão e ansiedade que sentiu no início da pandemia.
Depois de começar com o cultivo de 5 plantas, ele conta com mais de 45, de várias espécies, atualmente. Mafra gosta principalmente das frutíferas, para poder vê-las crescendo e depois saborear os frutos.
Apesar da alta no segmento como um todo, a venda de flores destinadas a eventos caiu 40% em 2020, algo que acabou compensado pela compra de plantas ornamentais e flores de vasos, que podem ser cultivadas em casa.
Plantas ornamentais em alta em 2020
Ascom PMS/Divulgação
Oportunidade de negócio
O empreendedor Ítalo Vidal precisou fechar a sua loja física de plantas que tinha há seis anos por causa das restrições no comércio na pandemia. Ele acabou intensificando as vendas online, e as vendas decolaram.
“Foi um ano de muito aprendizado, aumento de 500% nas vendas. Algo para celebrar, temos muita sorte e agradecemos o ano inteiro aos clientes por proporcionar isso”, diz Vidal.
Em outro exemplo de sucesso no ramo é o da artista plástica Helena Bernardo. Depois de ficar desempregada durante a pandemia, ela abriu uma barraca na tradicional Feirinha do Bom Jesus, no centro do Recife.
O local tem plantas a partir de R$ 10 reais e aposta em plantas de fácil cultivo, como cactos e suculentas.
“Nós temos até até mirins, que estão entrando nessa onda e vendo a importância que as plantas dão à vida”, disse Helena Bernardo, artista plástica, que investiu na barraca de plantas.
Veja vídeos de AGRO
G1 > AGRO
Comentários do Facebook