O governador Reinaldo Azambuja lançou o Plano Estadual de Combate a Incêndio Florestal, que vai reestruturar as forças operacionais de Mato Grosso do Sul visando a conservação e preservação dos recursos naturais do Estado e a vida das pessoas.
Serão investidos R$ 56,6 milhões de recursos próprios na compra de veículos e equipamentos, incluindo um avião Air Tractor, modelo norte-americano capacitado para combate de alta precisão a incêndios florestais, além de treinamento dos bombeiros. O investimento em tecnologia reforça as missões de combate aos focos de calor, como as que ocorreram no ano passado no Pantanal e no Cerrado.
O Plano de Trabalho de Combate a Incêndio Florestal, elaborado pela Semagro (secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, produção e Agricultura Familiar) e Sejusp (secretaria de Justiça e Segurança Pública) antecipa as estratégias e intensifica as ações de prevenção e controle, fundamentais para reduzir os danos ambientais e proteger as comunidades ribeirinhas.
Além de criar uma estrutura adequada para combater incêndios florestais de grandes proporções, o Estado desenvolve outras ações associadas ao plano, como a intensificação da fiscalização preventiva ao longo das estradas e linhões de energia e do monitoramento climático.
O plano de trabalho autorizado pelo governador Reinaldo Azambuja estima investimentos de R$ 56.629 milhões, em 2021, para criação de uma estrutura permanente.
Mireli Obando, Subsecretaria de Comunicação de Mato Grosso do Sul
Foto: André Zumak
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul