Com aulas remotas desde de março deste ano, as Escolas da Rede Estadual de Ensino vivem uma nova realidade, onde foram incluídos os aplicativos de mensagens como Whatsapp e Telegram, e sites e blogs das unidades de ensino da Rede, além da Plataforma Digital.
Para os estudantes sem acesso à internet, a alternativa foi a entrega das atividades para estudantes e familiares nas próprias escolas, seguindo as orientações de higienização e distanciamento.
Outra ferramenta importante, viabilizada graças a parceria firmada entre SED e Google, é o aplicativo da GSuite for Education. Através dele foram criadas 230 mil contas, para estudantes e professores da Rede Estadual, viabilizando o acesso aos canais de suporte às aulas remotas. A parceria potencializou o uso do Google Classroom, ferramenta já conhecida e que passou a ser uma das principais alternativas para a criação das “salas de aulas virtuais” para os alunos de toda a REE.
Já no mês de junho, outra parceria, desta vez com a Microsoft, permitiu a criação de contas que dão acesso aos aplicativos do pacote Office 365 e outras ferramentas.
Foram nove meses de aulas remotas, com o uso das ferramentas inovadoras, que contribuiram – e muito – no trabalho pelos profissionais da educação. Hoje, por exemplo, professores podem fazer chamadas de vídeo com toda a sala de aula e tirar as dúvidas em tempo real ou postar as atividades para os estudantes sem conectividade no momento.
Todos os resultados obtidos com o trabalho realizado com as atividades não presenciais na Rede Estadual de Ensino, podem ser conferidos na página de Aulas Remotas da SED acessando https://www.sed.ms.gov.br/aulas-remotas-vinculantes/
Katiuscia Fernandes – Subcom
Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul