23.8 C
Campo Grande

O LIVRO DE FIGUEIRÓ

Recebi hoje em minha casa o novo livro do senador Figueiró. Na semana passada, conversando com ele por telefone, me disse que a obra será lançada em Campo Grande, no próximo mês de outubro. Ele se encontra em São Paulo e não garantiu sua presença ao evento por conta da pandemia. Mas familiares e amigos estarão presente.

O livro foi editado quando Figueiró ainda exercia o cargo de senador. “Pompílio e outras histórias” nasceu por acaso. Um dia, estávamos visitando os arquivos e objetos históricos num pequeno museu pessoal que o senador mantém em Campo Grande e descobri dezenas de caixas com recortes de artigos que ele vinha escrevendo desde a década de 50.

Dei uma olhada e achei que poderia render alguma coisa.

Foram mais de três meses selecionando e editando os textos. Finalmente, o público sul-mato-grossense terá acesso a um trabalho primoroso de memória histórica – algo que nossa classe política despreza por falta de envergadura intelectual e de visão de futuro.

Abaixo, o texto que prefacia o livro:

”O trabalho de seleção dos artigos de Ruben Figueiró que compõem este livro foi uma missão árdua e ao mesmo tempo prazerosa. Árdua pelo fato de que tive que pesquisar por vários meses seus arquivos pessoais com o propósito de separar textos que vem sendo publicados há mais de 50 anos na nossa imprensa. Como se sabe, Figueiró escreve com constância desde 1954, o que permite descortinar todas as facetas de seus conceitos liberais e democráticos.
Deste imenso material, tive que agrupá-los em partes: primeiro, os textos datados, que tratavam de situações específicas de momentos político e eleitoral ( que foram descartados); segundo, os textos picarescos (concentrados nos comentários do personagem Pompilho, que dão o título deste livro); e, por fim, os artigos de longa duração, que expressam posições políticas consolidadas, formando uma espécie de escopo do pensamento maduro de Figueiró sobre ampla temática institucional.
O lado prazeroso deste trabalho foi o de conhecer pedaços da alma de um político da velha cepa (do tipo que, infelizmente, não se produz mais), que se revela em textos precisos e de grande apuro literário. Procurei assim condensar neste “Pompílio & Outras Histórias” não apenas os artigos mais emblemáticos de cada fase, mas aqueles que se encadeiam num corpo sólido, expressando o cerne do pensamento do homem Ruben Figueiró, nos pontos essenciais que confluem sua história pessoal com a história do País.
Os leitores de um modo geral – e também os especialistas de nossa vida política – terão neste livro um documento expressivo para conhecer recortes de nossa realidade condensados num volume com valor é inestimável para o público de todas as gerações.
Enfim, trata-se de obra que permanecerá como legado de um tempo de mudanças e que, por inúmeras razões, constituem ensinamentos que formam a memória viva de nosso Mato Grosso do Sul”.

Comentários do Facebook
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img